Sobre Nós

Levamos em consideração a natureza da aprendizagem, a liberdade de escolha a importância do amor e relações humanas para o desenvolvimento individual e coletivo.

Nossa História

Ao entrar no universo infantil, as fundadoras da escola entenderam que a educação faz parte da construção da vida, a partir disso, surgiu a motivação em construir algo para crescer educacionalmente, sendo assim, a idealização de uma escola passou a se tornar prioridade. A ideia inicial era uma réplica da escola tradicional por falta de referências, entretanto, uma viagem para conhecer escolas em São Paulo mudou o rumo, pois foi quando conheceram a abordagem Reggio Emilia sob idealização de Loris Malaguzzi e seus estudos das linguagens que a criança possui como um caminho para a construção de uma aprendizagem significativa.

Quem a escola deseja formar

A escola possui os princípios norteadores levando em consideração o desenvolvimento integral da criança, garantindo ampliação de seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, com uma abordagem pedagógica que preza a liberdade de escolha, natureza da aprendizagem, a importância do amor e relações humanas para o desenvolvimento individual e coletivo. A escola acredita que a construção do conhecimento é realizada na interação do sujeito com o meio e outros indivíduos, de forma que cada homem construa sua forma de visão do mundo. Na infância, por sua vez, o indivíduo vivencia um período no qual percebe o mundo como uma extensão de si mesmo, assim, o processo de reconhecimento e interação com o meio são cruciais neste momento. A escola, portanto, deve ter um espaço lúdico de aprendizagem que possibilite a ampliação das experiências de forma a valorizar a iniciativa e curiosidade pois, são aspectos que constroem o conhecimento e formam cidadãos críticos, reflexivos e conscientes de suas responsabilidades na construção de um mundo mais justo e democrático respeitando a criança em todas as suas linguagens.

Fotos site (5)

Nossa Abordagem

Somos uma escola com inspiração na abordagem Reggio Emilia, mas afinal, o que é Reggio Emilia?
A abordagem educacional de Reggio Emilia desde sua origem destaca-se por ser inovadora. O projeto da escola Reggio Emilia surge em meados de 1945, em uma pequena província próxima de Reggio Emilia, na Itália, logo após o fim da segunda guerra mundial, momento no qual as famílias que ali viviam, tinham perdido praticamente tudo. Um grupo de pais provindo de ruínas, teve a ideia de partir dessa situação precária, e construir uma escola que envolvia as criança sem processos vivenciados na realidade local. Assim, podendo reconstruir suas histórias e um futuro melhor para suas crianças, se fundamentando na Educação.
Nesse contexto viveu Loris Malaguzzi, inspirado pelas ideias de Jean Piaget, Lev Vygotski, John Dewey e Maria Montessori, participou da construção pedagógica dessas escolas a fim de desenvolver um aprendizado mais significativo, trazendo quebra de paradigmas tradicionais de educação, compreendendo a lógica de aprendizagem da criança por meio da escuta, singularidade e oportunidade de seu protagonismo no aprendizado.

Os Múltiplos Sentimentos

Saber reconhecer as tantas emoções e ter auxilio para saber lidar com os tantos sentimentos é indispensável para a comunicação da criança com o mundo. O emociômetro é nosso grande auxiliar nessa comunicação, por meio dele damos a oportunidade de conversar sobre os sentimentos e ajudar na busca por melhores maneiras de lidarem com as situações do cotidiano e soluções de conflitos. Acreditamos que o diálogo é a chave para uma relação saudável, saber se comunicar com o que está sentido consequentemente é saber se comunicar com o mundo em sua volta.

fotos novas site (2)

Alimentação

Alimentação também é afeto! Entendemos que o ambiente e tudo que é proporcionado para a criança em sua volta influência em seu processo de desenvolvimento. Por isso, valorizamos uma alimentação preferencialmente livre de agrotóxicos, ou seja, que venha de cultivo orgânico ou biodinâmico, proveniente de um sistema alimentar curto, pois nosso cardápio está alinhado com a safra dos agricultores ao redor de nossa cidade.

Entendemos a importância de conhecer novos alimentos por meio da participação, por isso proporcionamos a oficina culinária, trazendo familiarização com os diversos tipos de alimentos, tornando o momento da alimentação mais prazeroso!

Praticamos a cozinha afetiva em que excluímos alguns ingredientes para acolhermos a todas as crianças como é o caso de intolerantes, alérgicos, veganos, vegetarianos e outras necessidades.

Aproveitar o alimento e a alimentação como parte do processo pedagógico é aproveitar oportunidades como diferencias as cores, as texturas, os cheiros e reforçar a nossa cultura alimentar.

Brincar

O trabalho da criança é brincar, brincar é prática, é experiência, ao brincar a criança gera micro aprendizagem sobre seu entorno, sobre física, sobre peso, velocidade, gravidade, a criança aprende e descobre brincando. Através da brincadeira e das varias experiências, a criança desempenha diferentes papéis, cria, constrói, imagina, explora e se desenvolve de maneira integral. A brincadeira é uma ação do autoconhecimento!

Fotos site (1)

Projetos

Utilizamos com as crianças em nossa escola a metodologia dos projetos, que muda o foco da sala de aula do professor como dono do saber e do aluno apenas como receptor disso, da informação para o conhecimento, de um modo de “decorar” para a aprendizagem real. Os projetos possibilitam uma troca de aprendizado e exploração em ambas as partes, dessa forma é possível equilibrar teoria e prática, dividir responsabilidades e tarefas, comunicar resultados e discutir processos. Possibilitando às crianças que sejam capazes de pensar e agir como seres históricos que tenham consciência de sua importância no processo de transformação de si mesmo e do mundo, ou seja, de cidadãos curiosos, criativos, críticos, afetivos, autoconfiantes, sociáveis, responsáveis e éticos.

Portfólios

A documentação pedagógica leva o professor a ser um investigador. Desenvolvemos em nossa escola uma documentação bastante singular. Os portfólios carregam registros em fotos e descrição das propostas realizadas pelas crianças, além de demonstrar o afeto presente no olhar para cada criança. Ao elaborar um portfólio é possível reconhecer as individualidades e assim contribuir para seu desenvolvimento de forma específica, íntegra e carregada de afeto!

Fotos site (1)